Os Tretas
  • Blog
  • Artigos Anteriores
  • Dinheiro Extra
  • Quem sou
  • Blog
  • Artigos Anteriores
  • Dinheiro Extra
  • Quem sou

Os tretas.

O negócio dos incêndios

8/20/2016

Comentários

 
Imagem
Numa altura em que Portugal está literalmente a arder, há uma questão que se impõe com grande frequência - mas afinal quem lucra com tantos incêndios?
E há tantas respostas a esta pergunta.

​Digo "tantas" porque há de facto MUITA gente a lucrar com tudo isto.


Enquanto muita gente perde valores incalculáveis, habitações que levaram a vida inteira a construir e a pagar, pagando muitas vezes com a própria vida. Enquanto há verdadeiros homens e mulheres que dão tudo o que podem na tentativa de saltar o que muitas vezes é praticamente irrecuperável, também estes, muitas vezes (vezes demasiadas) a darem a sua própria vida, existe um ESCÓRIA de (chamar-lhes-ei pessoas) que se rejubila com tudo isto pois sentem apenas o sabor do dinheiro que tudo isto lhes vai trazer.
​
Pagam meia dúzia de euros a algum desgraçado que precisa para os seus vícios e pedem a este para pegar fogo a determinado local. Vão eles próprios com isqueiros e sorrateiramente, fazem uma pequena fogueira na mata que lhes interessa. Vão dar um passeiozinho de avioneta e "sem querer" largam lá de cima um pedaço de alcatrão incandescente que "por azar" cai no meio de uma mata.
​​
Sabem o que sinto desta gente? nojo!
Porque é que os meios aéreos de combate a incêndios são entregues a empresas privadas? Porque é que a força aéreo deixou de ter aviões preparados para estas situações?
Quantos militares temos em Portugal que poderiam estar empenhados no combate aos incêndios? Quantos deles têm mesmo formação para tal?

Pois é. Tantas perguntas sem resposta. Mas a verdade é que a Força Aérea tem de facto pilotos preparados para combate a incêndios. Os nossos aviões estavam equipados para tal. E manter os meios aéreos de combate a incêndios sob a alçada da FA iria diminuir drasticamente os custos com esta operação. Mas o "problema" é que esta medida iria fazer com que não entrasse mais dinheiro (e não é pouco) nos bolsos de meia dúzia de "senhores".

Estamos em guerra? Não. Os nossos militares estão em serviço fora do País? Não. Então PORQUE RAIO estes não são utilizados para ajudar os bombeiros? Sim, sei que algumas centenas o fazem, mas quantos sobram??

E o que dizer em relação à indústria das madeiras? Mesmo queimada, uma árvore ainda mantém a sua estrutura interna praticamente intacta mas passa a valer 3x menos. Não há aqui negócio? Parem de atirar cinzas à cara das pessoas!
Desde pequenino que me lembro de após um incêndio, a minha avó me dizer que ia ao monte buscar terra queimada pois esta servia como fertilizante para o jardim e agricultura.
É para isso mesmo que servem as queimadas (controladas) que muitos agricultores fazem anualmente ou consoante as necessidades. Porque isso faz com que o terreno seja mais fértil e as colheitas mais proveitosas.

Ora, se eu tiver um terreno cheio de mato e até quiser que nasça um pasto mais "apetitoso" para os meus animais ou as minhas colheitas, o mais lógico seria queimá-lo, certo? Mais não preciso dizer.

Muito se poderia escrever em relação a estes crimes hediondos que todos os anos são praticados contra a nossa natureza, contra a nossa saúde, contra as nossas vidas. Mas como sempre - quem manda é o dinheiro!


Se houvesse legítimo interesse em que isto não acontecesse, apostar-se-ia na prevenção. Haveria mais fiscalização da limpeza das matas, haveria ajudas e facilidades (não esperar 6 meses pela licença) na limpeza dos terrenos. Colocar-se-iam os milhares de presos que temos nas nossas cadeias a limpar matas. Convocavam-se todos esse mamões do RSI para limpezas, até mesmo oferecendo mais 50 ou 100€ por mês, com a consequência de deixarem de receber a mama do Estado caso não aceitassem sem justificação plausível.

Há tanto, mas tanto que se pode fazer principalmente no que diz respeito à prevenção. Apenas falta uma coisa: INTERESSE.


Farto destas tretas....
Comentários

ALERTA - Fraude telefónica

8/8/2016

Comentários

 
Atenção
​

Chegou a Portugal uma "moda" que há muito tempo circula nos EUA e UK - chamadas falsas de suporte informático, afirmando que o nosso computador tem estado a transmitir erros que poderão estar relacionados com virus.
Estas chamadas são falsas e não passam de um esquema para tentar extorquir dinheiro aos mais desatentos!
Imagem
Como forma de entretenimento, vi muitos videos no Youtube sobre este tipo de esquema. Principalmente de pessoas que gravavam as conversas, dando aos "scammers" acesso a uma máquina virtual e inventando todo o tipo de erros. Por isso, quando hoje recebo uma chamada com um discurso praticamente igual ao que estava habituado a ver nesses videos, soube logo do que se tratava.

A chamada foi efectuada para o meu telefone fixo, o que desde logo é de estranhar pois NUNCA dou este número a nenhuma entidade que não seja conhecida ou oficial.
O número era no mínimo estranho. Começava por 00351 mas continuava com 98... o que não corresponde a nenhum prefixo português. Mesmo assim, atendi.
Do outro lado ouço uma voz feminina com sotaque claramente indiano a perguntar se eu falava inglês. Como suspeitei logo que fosse marketing, afirmei que sim. A próxima frase denunciou imediatamente as intenções da pessoa.

"Estou a ligar do suporte informático da Microsoft e temos recebido várias mensagens de erro do seu computador e este muito provavelmente está infectado com virus"
Neste momento deu-me uma enorme vontade de soltar uma gargalhada. Não uso NADA que seja da Microsoft portanto, era impossível o meu Mac estar a reportar erros à Microsoft.
Mas pronto, lá decidi continuar a brincadeira. Fui sempre respondendo positivamente. Começaram por me dar instruções de como proceder.

Pediram-me para me colocar em frente ao computador com este ligado e procurar no teclado a tecla com o símbolo Windows (que não existe no meu). Disse que tinha encontrado mas depois a pessoa começou a falar de tal forma imperceptível que eu não estava mesmo para continuar com aquilo.

Disse-lhe "não existe nada de errado com o meu computador". A resposta do outro lado foi um rígido "Como sabe isso Senhor?".
Respondi que não tinha Windows, que tinha estado a trabalhar no computador e que não há nada de errado com este e principalmente, se houvesse, porque raios me estariam a ligar do outro lado do mundo quando tenho assistência no meu próprio país?"
Após isto desligaram a chamada.
Comentários

    Histórico

    Agosto 2019
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Maio 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Setembro 2017
    Junho 2017
    Abril 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.